Atenção plena é um conceito que vem do termo em inglês mindfulness, que caracteriza um estado mental capaz de autorregular a atenção para o momento presente, numa atitude aberta, curiosa, ampla e tolerante a tudo que se passa na mente e no ambiente.
Praticar a atenção plena permite que tenhamos mais consciência dos nossos pensamentos, sentimentos e ações.
No livro “Atento como um gato” você encontra algumas atividades de "gatifulness", a atenção plena dos gatos.
São atividades simples e divertidas, que podem ser incluídas no dia a dia, em casa, na escola, no carro ou em qualquer outro lugar, assim como fazem os gatos.
BOLHA FLUTUANTE FELINA
Objetivo:
Criar um ambiente calmo e seguro, toda vez que você sentir que precisa de uma pausa.
Quando fazer?
Essa atividade pode ser feita quando você sente que o ambiente à sua volta pode lhe incomodar de alguma forma, assim como os gatos fazem quando estão dormindo num lugar apertado ou relaxando no alto de uma árvore.
Como fazer?
Você pode estar em qualquer posição: em pé, sentado, deitado ou mesmo numa posição não muito confortável.
Feche os olhos completa ou parcialmente. Isso vai lhe ajudar a dirigir a atenção ao que está acontecendo dentro de você e não no ambiente.
Respire fundo e comece a relaxar os músculos. Para fazer isso, mentalize cada parte do seu corpo, começando pelo topo da cabeça, olhos, orelhas, boca, língua, pescoço, ombros, braços, mãos, tronco, costas, quadril, coxas, pernas, pés, terminando na ponta dos dedos dos pés. Não esqueça de continuar respirando calmamente.
Com a respiração calma e os músculos relaxados, imagine uma bolha transparente sendo formada no topo da sua cabeça. À medida que você continua respirando de forma tranquila, essa bolha vai aumentando e envolvendo todo o seu corpo, até se fechar por completo, elevando você suavemente do chão.
Dentro da bolha, você está calmo, seguro. Nada que vem de fora pode te irritar. Aproveite esse momento, não importa o quanto ele dure.
Quando você sentir que é hora de estourar a bolha, basta abrir os olhos, bem devagar. Movimente o corpo devagar, olhe à sua volta e, lentamente, retome as atividades que estava fazendo antes de entrar na bolha.
Deixe um comentário