A autoestima é a maneira que uma pessoa se percebe. Geralmente, essa autoestima é moldada não apenas pelas próprias percepções da criança, mas também pelas percepções e expectativas das pessoas importantes em sua vida.
Para uma autoestima saudável, as crianças precisam desenvolver ou adquirir algumas características, alguns exemplos são:
🔸 Sensação de segurança.
Seu filho deve se sentir seguro sobre si mesmo e seu futuro.
🔸 Sentimento de pertencimento.
Seu filho precisa se sentir aceito e amado pelos outros, começando com a família e depois estendendo-se a grupos como colegas de escola.
🔸 Senso de confiança.
Seu filho precisa sentir confiança em você e em si mesmo. Para atingir esse objetivo, você deve cumprir as promessas, ser solidário e dar a seu filho oportunidades de ser confiável. Isso significa acreditar em seu filho e tratá-lo como uma pessoa honesta.
🔸 Senso de responsabilidade.
Dê ao seu filho a chance de mostrar o que ele é capaz de fazer. Permita que ele assuma tarefas sem ser verificado o tempo todo. Isso mostra confiança de sua parte.
🔸 Senso de fazer escolhas e decisões reais.
Seu filho se sentirá fortalecido e no controle dos eventos quando for capaz de tomar ou influenciar decisões que considera importantes. Essas escolhas e decisões precisam ser apropriadas para sua idade e habilidades, e para os valores da família.
🔸 Senso de aceitação de erros e falhas.
Seu filho precisa se sentir confortável, não derrotado, quando comete erros. Explique que esses contratempos são uma parte normal da vida e do aprendizado e que ele pode aprender com eles. Deixe seu feedback construtivo e de apoio e seu reconhecimento do esforço dele serem maiores do que qualquer sentimento de fracasso, culpa ou vergonha que ela possa estar sentindo.
🔸 Além disso, uma excelente ferramenta para ajudar na construção da autoestima do seu filho é o livro "Vicente, o dinossauro de um só dente".
Uma obra infantil que incentiva e retrata a autoconfiança de uma maneira lúdica, leve e compreensível.
Deixe um comentário